Concurso de Dança

DAS CONDIÇÕES GERAIS

▪ Qualquer pessoa que tenha acesso ao Anima Recife 2019 poderá participar do Anima Recife Dance Contest, inclusive convidados do evento e vendedores terceirizados. Não será permitida a participação de membros, coordenadores ou staffs do Anima Recife.

▪ Os grupos devem ter número mínimo de três participantes e máximo de nove. Os grupos que optarem por ter número maior que este (9) devem estar cientes da quantidade de medalhas e valor da premiação.

▪ Qualquer grupo de Kpop cover pode participar da competição, porém apenas grupos oriundos do estado de Pernambuco concorrem à 3 (três) vagas para o NE KPOP Contest 2019;

▪ O Concurso será realizado nos dia 26 e 27 de janeiro de 2019.

 

DOS INTEGRANTES DO GRUPO

▪ Será possível realizar “trade”, ou seja, dançar em mais de um grupo.

ATENÇÃO: Só será permitido  ter apenas 1 (um) trade. Ou seja, além de seu grupo original, o participante poderá se inscrever em apenas mais um grupo extra. Em resumo, uma pessoa só poderá se inscrever no concurso em no máximo 2 (dois) grupos. O(a) integrante que decidir dançar em mais de um grupo deve levar em consideração o tempo hábil para troca de figurino, e também que seus grupos podem ser selecionados para se apresentarem em QUALQUER um dos dias do evento.

▪ “Backdancers” serão considerados como parte do grupo, ou seja, deverão ser inscritos como parte do grupo, e serão julgados como parte do mesmo. Também estão inclusos na regra do trade.

 

DA MÚSICA

▪ As apresentação do grupo deve ser compostas majoritariamente por uma única música pop asiática e a adição de intros e breaks não poderá ultrapassar o tempo de 1’30’’ (um minuto e trinta segundos);

▪ É permitido utilizar músicas ocidentais como intros e breaks;

▪ Toda a apresentação do grupo no palco não poderá ultrapassar 5 minutos. Caso a apresentação tenha uma duração maior que o tempo disposto, o grupo será desclassificado.

▪ Adaptações serão bem-vindas, desde que beneficiem a coreografia.

▪ Não é necessário o mesmo número de integrantes da coreografia original, sendo assim os grupos deverão saber ajustar as formações e adaptar a sua própria realidade.

▪ Em casos de músicas culturais, clássicas e que não sejam de artistas asiáticos, a inscrição não será aprovada.

 

DA ESCOLHA DA MÚSICA

▪ As músicas serão reservadas para cada grupo por ordem de inscrição, não havendo assim uma disputa entre grupos que queiram apresentar a mesma música. O processo ocorrerá da seguinte forma:

Grupo A se inscreve com a Música 1 às 00h45. Assim que a organização do Concurso de Dança K-POP receber sua inscrição, o DOC no grupo do Facebook será editado com o nome do grupo e este grupo poderá passar para fase de pré-seleção com a música escolhida. Caso o Grupo B se inscreva com a Música 1 às 01h23, sua inscrição não será aprovada, levando em consideração que Grupo A já havia se inscrito com a mesma música. Grupo B será contatado pela organização para que tenha uma nova chance de inscrição, com uma música diferente.

IMPORTANTE: A prioridade na escolha das músicas é dada aos grupos oriundos de PERNAMBUCO, para eventos ocorridos em PERNAMBUCO. Isso quer dizer que, caso algum grupo de outro estado deseje participar do Anima Recife, deve ter a certeza de que algum grupo do estado de PE não irá se inscrever com a mesma música. Pois a prioridade na escolha, a partir de 2019, vai ser sempre para os grupos pertencentes aos estados onde as seletivas ocorrerem.

Isso quer dizer que, independente da ordem de inscrição, o grupo do local onde está acontecendo o concurso vai ter direito a se inscrever com a música escolhida.

▪ Vale ressaltar que reservar a música para a pré-seleção não garante que o grupo esteja dentro da competição. É necessário aguardar o resultado dos grupos classificados.

[Para maiores detalhes ver seção da Inscrição e Pré-seleção.]

 

DA INSCRIÇÃO e PRÉ-SELEÇÃO

▪ O período de inscrição no Anima Recife Dance Contest é de 15 de dezembro de 2018 até 5 de Janeiro de 2019.

▪ Os grupos inscritos participarão automaticamente do processo de pré-seleção e apenas os grupos selecionados terão oportunidade de participar do Concurso;

▪ Na etapa de pré-seleção os grupos serão avaliados mediante vídeo conforme explicado abaixo, onde serão julgados apenas aspectos técnicos (Sincronia, Expressão corporal e Distribuição Espacial) [Obs: Ler seção Do Julgamento];

▪ O resultado dos grupos selecionados será divulgado no dia 14 de janeiro de 2019;

▪ Para participar da pré-seleção, o grupo deverá preencher o formulário de inscrição online (google forms). Este formulário requer as seguintes informações:

▪ Nome do grupo;

▪ Quantidade de integrantes;

▪ Nome completo data de nascimento e documento de identidade de todos os integrantes do grupo, incluindo líder e ajudante;

▪ Informar o Artista e a Música que serão apresentadas no palco;

▪ Tempo de duração da apresentação;

▪ Considerações da performance, onde deverá ser explicada a apresentação em si, incluindo a intenção de intros ou mix de músicas e adaptações feitas na coreografia e/ou figurino, além dos aspectos artísticos que serão abordados pelo grupo;

▪ Link para download da MÚSICA que será utilizada na apresentação do grupo.

A música deverá:

▪ Estar em sua versão final, ou seja, a que será utilizada na apresentação, caso o grupo seja selecionado;

▪ Estar em formato .mp3 com boa qualidade e volume. Para o formato .mp3 a melhor qualidade de áudio é 320kbps;

▪ Ao fazer mixes, ter cuidado com os cortes mal feitos.

▪ O arquivo deve ser nomeado de acordo com o seguinte exemplo:

NomeDoGrupoCover_NomeDaMúsica.mp3

 

▪ Link do youtube com o VÍDEO de REFERÊNCIA ARTÍSTICA para a apresentação do grupo, por exemplo, shows dos artistas (lives) e vídeo clipes. Este vídeo será utilizado pelos jurados para avaliação do critério de julgamento Expressão Artística;

▪ Os grupos que optarem por fazer uma apresentação com mix de músicas poderão inserir o link para um vídeo editado com as músicas propostas de forma similar ao que será apresentado no palco. Este vídeo deve ter o mesmo tempo de duração da apresentação do grupo.

A qualidade da edição do vídeo não será avaliada.

 

▪ Link do youtube com o VÍDEO de REFERÊNCIA TÉCNICA para a apresentação do grupo, por exemplo, dance practices e dance mirrors. Este vídeo será utilizado pelos jurados para avaliação dos critérios de julgamento Expressão Corporal, Distribuição espacial e Sincronia;

▪ Os grupos que optarem por fazer uma apresentação com mix de músicas poderão inserir o link para um vídeo editado com as músicas propostas de forma similar ao que será apresentado no palco. Este vídeo deve ter o mesmo tempo de duração da apresentação do grupo.

A qualidade de edição do vídeo não será avaliada.

 

▪ Link para download da COLAGEM com imagens do figurino que será utilizado pelo grupo. A Colagem deverá:

▪ Estar com boa qualidade de imagem;

▪ Conter fotos de todos os figurinos no qual o grupo se baseou para a apresentação. Podem ser colocados acessórios, calçados, etc. caso o grupo julgue necessário;

▪ Só poderá ser enviado um arquivo com a colagem de fotos para avaliação, os demais links serão desconsiderados.

▪ O arquivo deve ser nomeado de acordo com o seguinte exemplo:

NomeDoGrupoCover_NomeDaMúsica.png/jpg

▪ A logomarca do grupo, que será exibida no telão, deverá:

▪ Estar em formato .png com fundo transparente;

▪ Ter as dimensões em HD, ou seja 1920×1080 pixels.

▪ O arquivo deve ser nomeado de acordo com o seguinte exemplo:

NomeDoGrupoCover.png

▪ Link para download do VÍDEO para participar da pré-seleção do concurso. O vídeo deverá conter as seguintes especificações:

▪ Ser da música que o grupo se propõe a apresentar no Anima Recife Dance Contest;

▪ Ter duração exata de um minuto e trinta segundos (00:01:30);

▪ Pode apresentar qualquer trecho da coreografia;

▪ Ser gravado num ângulo fixo e preferencialmente frontal;

▪ Ter, no mínimo, 70% dos integrantes do grupo presentes;

▪ O Vídeo não poderá ter cortes, ou seja, sem edições de imagem;

▪ Deve ter boa qualidade de imagem e som. É permitido fazer a edição da música após a gravação;

▪ Todos os integrantes que participarem do vídeo deverão aparecer nitidamente.

▪ Os grupos selecionados serão distribuídos para se apresentar ou no dia 26(sábado) ou no dia 27 (domingo) de janeiro de 2019, no palco principal do Anima Recife, concorrendo à premiação e três vagas para NE Kpop Contest;

▪ A quantidade de grupos, 40 no total, que serão divididos, a princípio, 20 em cada dia, dependendo do tempo disponível em palco e número de inscritos.

PARA SE INSCREVER NO ANIMA RECIFE DANCE CONTEST CLIQUE AQUI

 

DA CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

▪ Após divulgação dos selecionados para participar do concurso, os líderes dos grupos terão prazo de três dias corridos para confirmar a participação no Concurso. A confirmação deverá ser realizada no post com a lista de selecionados que será divulgada no perfil do grupo do KPOP no Facebook; (https://www.facebook.com/groups/kpoppe/)

▪ No dia marcado para sua apresentação, o grupo deverá entregar os documentos listados abaixo impressos e assinados ao membro da equipe K-POP alocado no camarim KPOP até duas horas antes do início do concurso. Os documentos servirão para confirmar sua participação no concurso.

▪ TERMO DE RESPONSABILIDADE, assinado por todos os integrantes maiores e menores de idade do grupo. CLIQUE AQUI

▪ AUTORIZAÇÃO DO RESPONSÁVEL E TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA MENORES DE IDADE, assinado pelo responsável do menor de idade, caso haja

integrantes menores que 18 anos no grupo. Caso todos sejam maiores de idade, desconsiderar este item. CLIQUE AQUI

▪ Os grupos/integrantes que não entregarem os documentos assinados não poderão se apresentar;

▪ Os grupos que não comparecerem até o horário determinado para utilização do camarim e entrega dos documentos serão automaticamente desclassificados.

 

DA DESISTÊNCIA E DO REMANEJAMENTO

▪ O grupo que não confirmar sua participação no concurso no prazo de 3 dias corridos após a divulgação dos selecionados (até o dia 18 de janeiro de 2019), será considerado como desistente. A vaga será preenchida por um grupo que não passou na etapa de pré-seleção;

▪ O grupo que confirmou sua participação no concurso e não comparecer no dia da apresentação será impedido de participar no próximo concurso de dança Kpop realizado pelas marcas Anima Recife e Super-Con;

▪ Os grupos têm direito de desistir da competição e avisar a equipe KPOP no prazo de até 10 dias que antecedam o evento, ou seja, 16 de janeiro de 2019;

▪ Havendo desistência dos grupos selecionados, será feito o remanejamento.

 

DA COMPETIÇÃO

▪ Acontecerá em dois dias, 26 e 27 de janeiro de 2019;

▪ Acontecerá às 15h no palco principal do Anima Recife;

▪ Os TRÊS grupos PERNAMBUCANOS com melhor colocação serão automaticamente selecionados para o NE K-POP Contest, que será realizado no SuperCon-PE 2019;

▪ Haverá premiação para os três primeiros colocados:

▪ 1o lugar = R$ 2.000,00 (dois mil reais)

▪ 2o lugar = R$ 1.000,00 (hum mil reais)

▪ 3o lugar = R$ 500,00 (quinhentos reais)

▪ Os três primeiros colocados receberão medalhas, sendo limitado a no máximo nove medalhas por grupo;

▪ Todos do grupo deverão estar prontos para a apresentação com uma hora de antecedência do concurso, no camarim do Kpop, para receber instruções e começar a tirar fotos.

 

DO JULGAMENTO

▪ Os Grupos serão julgados, a princípio, por quatro pessoas devidamente capacitadas;

▪ Todos os jurados avaliarão os mesmos critérios;

▪ Para cada critério de avaliação haverá um peso específico, que será multiplicado por uma nota de 0 a 10, gerando uma pontuação para o somatório de cada jurado (totalizando 100 pontos no máximo). Após as pontuações estabelecidas de cada jurado, será dada a pontuação final através de uma média aritmética.

▪ Os critérios avaliados serão os seguintes:

 

  1. FIGURINO [PESO: 20%]

1.1. A categoria FIGURINO corresponde à avaliação dos trajes, acessórios, cabelos, maquiagem e objetos cenográficos e a eficiência deles durante toda a apresentação do grupo no palco.

1.2. Nesta avaliação, a nota para figurinos utilizados originalmente em clipes ou apresentações ao vivo será maior do que a nota para figurinos originais ou inspirados no conceito do artista escolhido.

1.3. Os jurados avaliarão os figurinos em dois momentos: (1) durante a apresentação do grupo no palco comparando com a proposta de figurino do grupo; (2) e, posteriormente, a mesma imagem do figurino proposto será comparada com uma foto do grupo caracterizado tirada por um membro da equipe Kpop meia hora antes do início do concurso.

1.4. Exemplos de ações que podem influenciar na nota do grupo: figurino descolar durante a apresentação, penteado do cabelo se desfazer, parte do figurino cair no chão, complexidade do figurino, semelhança com a foto do figurino original (considerando tonalidades de tecido, tingimento de cabelo) dentre outros.

 

  1. EXPRESSÃO ARTÍSTICA [PESO: 20%]

2.1. A categoria EXPRESSÃO ARTÍSTICA corresponde à avaliação da interpretação no palco das expressões faciais, dos movimentos corporais e lipsync em concordância com a música, considerando a identidade ou conceito apresentado pelo artista escolhido.

2.2. O grupo será avaliado pela fidelidade das expressões, segurança da interpretação no palco e interação com o público, quando for necessário.

2.3. Exemplos de ações que podem influenciar na nota do grupo: interpretação de rap,

membros fazerem lipsync, movimentos envergonhados, ausência de animação na

performance do grupo, dançar olhando para o chão, desconcentração, dentre outros.

 

  1. SINCRONIA [PESO: 20%]

3.1. A categoria SINCRONIA avalia a uniformidade da execução coreográfica enquanto performance de grupo.

3.2. Exemplos de ações que podem influenciar na nota do grupo: executar movimentos coreográficos em tempo diferente do restante do grupo e fora do tempo da música.

3.3. Neste critério não é considerada a quantidade de integrantes no grupo.

 

  1. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL [PESO: 20%]

4.1. A categoria DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL avalia a execução das formações coreográficas da música apresentada e a utilização do espaço disponível para a apresentação.

4.2. Exemplos de ações que influenciam na nota do grupo: posicionamento errado nas formações coreográficas, diferença de espaçamento entre os integrantes em desenhos cênicos, esbarrões, executar as formações sem considerar o centro do palco (exceto quando a coreografia exigir), dentre outros.

4.3. Não é necessário utilizar todo o espaço disponível no palco, mas o suficiente para boa execução dos movimentos sem comprometer as formações.

 

  1. EXPRESSÃO CORPORAL [PESO: 20%]

5.1. A categoria EXPRESSÃO CORPORAL corresponde à avaliação da execução técnica dos movimentos/sequências coreográficas propostas na coreografia original por cada integrante e pelo grupo como um todo.

5.2. Exemplos de ações que influenciam na nota do grupo: movimentos bem marcados, tropeções, desequilíbrio na execução de um movimento, nível de dificuldade das sequências coreográficas e execução das mesmas, erros na coreografia, dentre outros.

5.3. Neste critério não são considerados performances individuais dos idols, apenas o movimento em grupo.

 

DA DESCLASSIFICAÇÃO

▪ Serão desclassificados:

▪ Os grupos que não confirmarem sua participação no concurso, conforme determinado neste regulamento;

▪ Os grupos que não entregarem os documentos solicitados assinados no dia da apresentação, conforme determinado neste regulamento;

▪ Os grupos que, durante a apresentação, realizarem gestos ou movimentos obscenos;

▪ Os grupos que utilizarem roupas vulgares que venham a comprometer com a classificação etária do evento;

▪ Os grupos que utilizarem material que venha a comprometer com o andamento do concurso e/ou represente algum risco para os demais participantes do evento (exemplo: material inflamável, água, areia, etc.);

▪ Os grupos que jogarem objetos para a plateia durante a apresentação no palco;

▪ Os grupos que deixarem objetos no palco após seu tempo de apresentação;

▪ Os grupos que a venham intervir na avaliação dos jurados;

▪ Os grupos que tomem atitudes desrespeitosas para com o corpo de jurados, com qualquer membro do staff que esteja envolvido no concurso de dança ou no Anima Recife ou a membros de algum outro grupo participante.

 

DO NE KPOP CONTEST:

▪ O estado de Pernambuco tem direito a TRÊS vagas no NE KPOP Contest.

▪ Apenas grupos do estado de Pernambuco poderão ser selecionados para o NE KPop Contest. Participantes de fora do estado só poderão concorrer a vagas em seletivas do seu próprio estado.

▪ Os três primeiro lugares selecionados no Concurso de Dança K-POP do Anima Recife oriundos do estado de Pernambuco estarão selecionados para participar do NE Kpop Contest, que acontecerá no Super-Con Recife-PE em julho de 2019.

 

DAS GENERALIDADES

▪ Ressaltamos que a comissão organizadora da competição irá fiscalizar a conduta dos jurados com relação à parcialidade das avaliações.

▪ Em caso de erro técnico do evento, os grupos terão o direito de reapresentar-se depois do último grupo.

▪ As médias das notas de cada critério (média dos jurados) e a média geral do grupo serão divulgadas na semana decorrente ao evento.

▪ Para os participantes entrarem mais facilmente no evento, deixaremos uma lista na portaria com nome completo e número da identidade dos integrantes de cada grupo e staff. Os participantes que apresentarem na portaria o documento de identidade e estiverem com nome na lista, poderão ter acesso ao evento mais rápido. Essa entrada só será feita se o participante apresentar documento oficial com foto e adquirir o ingresso do evento.

▪ A Organização do evento reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste regulamento.

 

Quaisquer dúvidas ou reclamações deverão ser feitas através do e-mail: E-mail: contato@superconvencao.com.br ou superconkpop@gmail.com