Concurso de Cosplay – AnimaRecife 2018

Bem-vindos as regras do Concurso de Cosplay do Cidade da Educação apresenta ANIMARECIFE 2018!

O ANIMARECIFE sabe da importância e esforço dos Cosplayers, por isso, o evento está com várias novidades!

1 – O CONCURSO.

O Concurso Cosplay acontecerá durante o evento Cidade da Educação apresenta ANIMARECIFE 2018, nos dias 27 e 28 de Janero de 2018 no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco.

2 – MODALIDADES.

2.1 – O Concurso terá 3 modalidades:

2.1.1 – Individual

2.1.1.1 – Na categoria Individual, somente um participante poderá atuar mas poderá ter ajuda para apoio de palco de até 2 (duas) pessoas.

2.1.1.2 – Na categoria Individual o tempo limite de apresentação é de 2 minutos, contando com mais 1 minuto para montagem e retirada do seu material do palco.

2.1.1.3 – A quantidade máxima de vagas da categoria individual é de 20 (vinte) inscritos por dia de evento.

2.1.1.4 – O limite de staffs (apoio de palco) do individual são de 2 (duas) pessoas, qualquer outro tipo de apoio adicional durante a montagem, desmontagem do palco, ou até mesmo da apresentação acarretará na desclassificação do competidor.
2.1.2 – Grupo.

2.1.2.1 – Na categoria grupo, podem participar de 2 (dois) até 5 (cinco) indivíduos.
2.1.2.2 – Na categoria grupo, o tempo limite é de 1 minuto por participante, tendo um tempo máximo de 4 (quatro) minutos. O grupo tem 1 minuto para montagem e retirada do seu material do palco.
2.1.2.3 – A quantidade máxima de vagas da categoria grupo é de 5 (cinco) grupos por dia de evento.
2.1.2.4 – O limite de staffs (apoio de palco) do grupo são de 2 (duas) pessoas, qualquer outro tipo de apoio adicional durante a montagem, desmontagem do palco, ou até mesmo da apresentação acarretará na desclassificação do competidor.

2.1.3 – Desfile.

2.1.3.1 – Na categoria desfile o tempo pré-determinado é 30 segundos.
2.1.3.2 – Na categoria desfile a apresentação é padrão, o participante vai até o centro do palco, faz de 1 (uma) a 3 (três) poses e depois sai do palco dando a vez ao próximo participante.
2.1.3.3 – A quantidade máxima de vagas da categoria desfile é de 50 (cinquenta) inscritos por dia de evento.

3 – INSCRIÇÕES.

3.1 – As inscrições serão presenciais e feitas no Camarim Cosplay de 09:00 até as 13:00 no Sábado e das 09:00 as 12:00 no Domingo, podendo somente se inscrever no dia em que for se apresentar.
3.2 – No ato da inscrição o participante deve três imagens de referência para o seu cosplay em uma boa resolução, áudio ou vídeo em um pendrive e assinar o termo de inscrição colocando todas as informações pedidas no termo.
3.2.1 – Somente será aceito o áudio/vídeo que estiver em um pendrive e que possa ser lido por qualquer computador comum, independente do codec, no caso de vídeo recomendamos levar mais de um formato por segurança.
3.2.2 – Menores de 18 anos deverão levar também um termo de autorização do responsável por escrito e devidamente assinada pelo responsável.
3.2.3 – A idade mínima para participar do concurso são de 13 (treze anos).
3.3 – É totalmente proibido a participação na competição de:

a) Organizadores.
b) Staff do evento.
c) Pessoas com vínculos trabalhistas formal ou informal com qualquer um dos juízes.
d) Parentes ou namoradas(os) dos juízes ou organizadores e staffs do evento.

4 – JULGAMENTO E JUÍZES.

4.1 Serão critérios de avaliação 3 aspectos para a categoria individual e grupo: Similaridade e Interpretação e Criatividade.
4.1.1 – Similaridade(PESO x1) é o comparativo com o personagem original em relação à indumentária e seus acessórios que compuserem a fantasia. (Roupa)
4.1.2 – Interpretação(PESO x1) é a igualdade do modo como se interpreta o personagem em relação ao original, assim como a sincronização da apresentação.
4.1.3 – Criatividade(PESO x1.25) é a capacidade dos cosplayer em inovar em sua apresentação fazendo algo novo, diferente das demais apresentações, sem fugir do contexto do personagem.
4.2 – Os participantes da categoria individual e grupo deverão se apresentar no camarim cosplay às 13h00 no sábado (27/01) e 12h00 no domingo (28/01) com seus cosplays devidamente prontos para que seja analisado o item 4.1.1 – (Similaridade). Eles serão analisados por ordem de inscrição.

4.3 – Penalidades:

4.3.1 – Será penalizado com a perca de 1 (um) ponto na média os participantes que:

4.3.1.1 Ultrapassar em 5 segundos o tempo limite da apresentação.
4.3.1.2 Se acessórios, roupas ou qualquer outro objeto quebrar de maneira não intencional durante a apresentação.
4.3.1.3 Deixar rastros da sua apresentação que interfiram nas apresentações seguintes.
4.3.1.4 Uso de Palavrão.
4.3.1.5 Não entregar a foto de referência.
4.3.1.6 Utilizar qualquer tipo de material viscoso no palco, líquido ou de difícil limpeza no palco. Papel picado e derivados são permitidos.
4.3.1.7 Utilizar durante a categoria desfile, algum cosplay de sua autoria que já tenha sido utilizado em alguma edição dos seguintes eventos: Anima Recife, Anima Caruaru, Supercon (Qualquer edição).
4.3.1.8 Não entregar as fotos de referência para avaliação da roupa, sendo que estas precisam ser de corpo todo, ou que tenha material suficiente para avaliar todo o cosplay.

4.3.2 – Será penalizado com a desclassificação os participantes que:
a) Exposição roupas das íntimas que não possuam relação com o personagem de origem ou a utilização de personagens de origem de animes/liveactions classificados como “Hentai”.
b) Qualquer exposição pornográfica, incluindo verbal.
c) Uso de qualquer artifício de qualquer grau, que possa afetar tanto cosplayers, público ou organização do evento de maneira física ou moral, incluindo atrapalhar as apresentações dos outros candidatos.
d) Qualquer tipo de apresentação que chegue a usar algum tipo de explosivo, arma de fogos (mesmo descarregadas), ou derivados que possam colocar em risco qualquer pessoa ou a si mesmo durante a realização do evento.
e) Tirar nota 0 em qualquer um dos critérios do item 4.1.
f) Interagir de forma direta com os staffs (ajudantes), ou seja contracenar.
g) Copiar ou imitar apresentações já feitas por outros cosplayers, ou apresentações de sua autoria utilizadas em outros concursos.
h) Ultrapassar 10 segundos do tempo da apresentação.
i) Ultrapassar em até 2 segundos o tempo limite de montagem e desmontagem da apresentação, porém esse tempo será cronometrado pela staff responsável, não sendo aceito se a mesma for feita por terceiros não responsáveis pela competição.
j) Utilizar durante a apresentação individual ou de grupo, mais do que dois staffs (ajudantes) durante a apresentação, montagem ou desmontagem do palco.
k) Utilizar personagens originados de alguma mídia não oficial, ou inventados, estão permitidos crossovers desde que exista uma mídia oficial do mesmo, precisando ser comprovada no ato da inscrição.

4.4 – A banca de jurados será composta por 3 (três) juízes.

5 – RESULTADO.

5.1 – O Resultado será divulgado até às 19:00 do dia 28 de janeiro em um dos palcos do Cidade da Educação apresenta ANIMARECIFE 2018.
5.2 – As notas de todos serão divulgadas posteriormente no grupo oficial do ANIMARECIFE no facebook.
5.3 – O Resultado pode ser alterado se for verificada qualquer ocasião do itens 4.3.

6 – PREMIAÇÃO.

Individual:
1º colocado – Nintendo Switch + Medalha
2º colocado – Medalha
3º colocado – Medalha

Grupo:
1º colocado – Tablet + Medalha
2º colocado – Medalha
3º colocado – Medalha

Desfile:
1º colocado – Tablet + Medalha
2º colocado – Medalha
3º colocado – Medalha

7 – REGRAS GERAIS.

7.1 – Os participantes cedem ao ANIMARECIFE o direito do uso de imagem/fotografia/vídeo feitos durante a duração do evento em peças promocionais, publicitárias, sem quaisquer ônus presentes ou futuros para as partes.
7.2 – As regras terão validade a partir da data de publicação e poderão ser alteradas sem prévio aviso, valendo as regras que estiverem disponíveis durante o evento.
7.3 – O Cosplayer inscrito no concurso, Ou seu(s) responsável(eis), automaticamente se declara(m) ciente(s) de todas as regras aqui descritas e concorda(m) plenamente com as mesmas.
7.4 – A organização do evento não tolerará condutas fraudulentas (ou tentativas), expedientes que tenham como objetivo burlar as regras ou manipular o resultado do concurso, podendo desclassificar as concorrentes que pratiquem tais condutas, sem prejuízo das sanções legais.
7.5 – Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e a decisão será soberana e inquestionável.

Você já deu provas de que é capaz de realizar mais este desafio! Boa Sorte e Sucesso a todos!