Bem-vindos as regras do Anima Recife 2017!

O AnimaRecife sabe da importância e esforço dos Cosplayers, por isso, o evento está com várias novidades, modalidades e regras!

O primeiro lugar geral individual, com uma super premiação: Uma viagem com tudo pago para São Paulo para disputar a final nacional do YCC Brasil. E na categoria duplas, a premiação também será uma viagem com tudo pago para São Paulo para disputar a final nacional WCS Brasil e se a dupla vencer a etapa nacional do WCS vai para o Japão com tudo pago para disputar o Mundial de WCS. Além disso, daremos um Tablet para o vencedor do desfile cosplay!


 

 

 

 

Regras:

  1. FORMATO

1.1 Concurso de cosplay AnimaRecife 2017 terá quatro categorias de apresentações:

Grupo(WCS) e Individual(YCC) , Desfile e Desfile Infantil, Os Mini-Heróis!

(as apresentações ‘livres’, ou seja: sátiras, brincadeiras ou fuga da realidade/personalidade do personagem estarão inclusas nas categorias mencionadas)LEMBRANDO QUE CADA COSPLAY SÓ PODE SE APRESENTAR UMA VEZ POR CATEGORIA, SEJA LIVRE OU TRADICIONAL (AS CATEGORIAS DESFILE ESTÃO ISENTAS DESTA REGRA).

1.2 O Concurso é aberto a todos os maiores de 12 anos.(com exceção ao concurso “Mini-Heróis” que podem concorrer crianças de 02 a 11 anos) As fantasias e interpretações devem remeter a personagens previamente existentes na mídia (cinema, quadrinhos, jogos, TV, etc…) Não serão aceitos personagens inventados/adaptados.

1.2.1 As indumentárias devem possuir similaridades com uma representação gráfica (foto, desenho ou similar impresso) do personagem para método de comparação, entregues no ato da inscrição. Ou seja: TODOS devem levar uma foto impressa de seu personagem que será entregue o ato da inscrição. O não cumprimento dessa regra acarretará em perdas de pontos.

1.2.2 Não serão aceitos personagens com roupas intimas ou de banho, pois não condizem com clima familiar do evento.

1.2.3 Todos os cosplayers premiados com as vagas nas seletivas do WCS e YCC deverão ter 18 (dezoito) anos completos até a data do final do campeonato.

2.CATEGORIAS

2.1 GRUPO (WCS)

2.1.1 Neste ano, a categoria grupo estará elegendo uma DUPLA  de cosplayers para concorrer a uma vaga para o WCS(World Cosplay Summit), o concurso MUNDIAL de cosplay. Os vencedores irão para São Paulo disputar a vaga para representar o Brasil na final MUNDIAL que acontecerá no JAPÃO.  Portanto, as apresentações em grupo deverão ser em DUPLA. Aqueles que ainda assim quiserem se apresentar com 3 ou mais membros, poderão se apresentar normalmente, mas não concorrerão ao prêmio.

2.1.2 para ser considerado categoria grupo, é necessário que sejam componentes do mesmo jogo, série, animação, filme, etc.(Novamente, não serão aceitos personagens inventados/adaptados.)

2.1.3  A categoria Grupo tem 1 (um) minuto para cada integrante, duplas, três minutos. Podendo somar um tempo máximo de 5 (cinco) minutos in dependente da quantidade de membros. O tempo de cada apresentação será cronometrado pela coordenação. Aqueles que ultrapassarem seu tempo de apresentação serão DESCLASSIFICADOS do concurso, o áudio do Cosplayer ou do microfone será cortado e o participante convidado a se retirar do palco. Não será aceita cronometragem de terceiros. Os grupos que optarem por mais membros poderão competir, mas estando ciente da quantidade de medalhas e premiação.

2.2 INDIVIDUAL(YCC)

2.2.1 Nesta ano, o concurso de cosplay individual terá como premiação uma vaga para disputar o campeonato brasileiro de cosplay em São Paulo (YCC -Yamato Cosplay Cup). É considerado individual qualquer apresentação que utilize um único componente na atuação, desconsiderando componente(s) de apoio.

2.2.2 O tempo máximo para a apresentação é de UM minuto. E o limite de apoio(s) em 2 pessoas.

2.3 DESFILE

2.3.1 A Categoria desfile vem para somar e premiar também aqueles cosplayers que por timidez ou inexperiência não se apresentam na categoria individual/grupo. È uma forma do evento incentivar para que todos os cosplayers participantes do evento possam ser premiados, independente de ter de bolar uma apresentação! O Prêmio será um Playstation 4. Nesta categoria não existe um tempo fixo, o apresentador coordenará a entrada/saída dos concorrentes. O Cosplayer sobe ao palco, dirige-se ao centro do mesmo onde faz 3 poses características do seu personagem e é avaliado pelos juízes. Segue em frente e espera com os outros cosplayers do outro lado do palco.

2.3.2 os juízes julgarão a similaridade da roupa e dos trejeitos do personagem, e como na categoria tradicional, não serão avaliados porte físico, raça ou outras características físicas assim como a opção de homens interpretando personagens femininos ou vice-versa.

2.3.4 Nova categoria: Desfile infantil, os “Mini-Heróis” – O AnimaRecife trás a nova categoria para que as crianças que curtem cosplay também possam se apresentar no palco concorrendo a prêmios! Aqui, as crianças serão julgadas pelo conjunto da obra: similaridade da roupa, trejeitos e simpatia. Vamos escolher o herói mais fofo do evento!

2.3.5 As Crianças de colo concorrentes deverão entrar acompanhadas de seus pais ou responsáveis ao palco. As maiores também poderão caso seja de sua vontade.

2.3.6 Os inscritos na categoria Desfile infantil poderão levar sua própria trilha sonora! Esta deverá ser entregue no ato da inscrição,(em formato MP3, em pendrive) (não serão mais aceitos CD ou DVD) juntamente com as fotos/imagens de referência do personagem.

2.4 ESTRUTURA

2.4.1 As quatro categorias concorrem a prêmios. Apresentações livres Continuam não concorrendo.

2.4.2 Nas categorias individual e grupo, os concorrentes poderão se utilizar de recursos de áudio para incrementar suas apresentações. Recursos de vídeo serão aceitos.(APENAS PARA CATEGORIAS INDIVIDUAL E GRUPO)

2.4.3 Não será permitido a membros da equipe de produção concorrer.

2.4.4 Não será permitido porte de armas de fogo, corte, explosivos ou qualquer objeto que venha a pôr em risco o publico, ou qualquer pessoa que se encontre no evento.

2.4.5 O Cosplayer inscrito no concurso é responsável pelo material cedido a ele pelo evento na hora da apresentação. Qualquer dano aos mesmos(palco, microfone, etc) será de sua inteira responsabilidade.

2.4.6 Por motivos de segurança, Os Cosplayers que levarem armas de metal(espadas, foices, adagas, etc), mesmo que sem fio, terão de deixar suas espadas com a organização do evento até a hora de sua apresentação. Depois da apresentação deverão entrega-las novamente a organização até a sua saída do evento.

  1. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

3.1 – Será aceita uma única inscrição por dia para cada indivíduo em cada categoria. ATENÇÃO PARA OS CONCORRENTES DA CATEGORIA DESFILE & DESFILE INFANTIL: ganharão pontos extras aqueles que levarem fotos de sua personagem e deixá-las na mesa de inscrição devidamente identificadas com seu nome, telefone/e-mail para contato

3.1.2 – As inscrições darão início das 13:00 as 16:00hs no estande de inscrições do evento.(ATENÇÃO PARA O HORÁRIO DAS INSCRIÇÕES! NÃO ACEITAREMOS INSCRIÇÕES DEPOIS DESTE HORÁRIO EM HIPÓTESE ALGUMA)

3.1.3 – As inscrições serão realizadas unicamente para o dia em que forem realizadas.

3.1.4 – Os áudios ou vídeos deverão estar em perfeito funcionamento, o único responsável por sua qualidade é o próprio cosplayer. Qualquer defeito(som baixo, falta de sincronia do áudio com o vídeo, codecs não reconhecidos, etc.) é de inteira responsabilidade do mesmo. Recomenda-se que faça a conversão para os formatos de áudio e vídeo mais comuns, capazes de rodar em qualquer PC. Testar em outro PC (na casa de um amigo, trabalho, etc.) é bom para assegurar que seus áudio/vídeo estão perfeitos. São permitidos áudio/vídeos em Pen drives ou cartões de memória. Novamente, não aceitaremos mais CDs ou DVDs.

3.1.5 – É obrigatório do ato de inscrição o uso de nome completo junto com dados de contato (telefone e/ou e-mail) além da idade a cidade de onde veio o cosplayer.

3.2 – Serão disponibilizadas 20 vagas para a categoria individual e 10 vagas para a categoria em grupo em cada dia. As vagas para as categorias desfile são livres. Aqueles cosplayers que quiserem desfilar, mesmo sem ter feito a inscrição antecipadamente, terão acesso ao palco e poderão desfilar conforme a disponibilidade de tempo do evento.

  1. APRESENTAÇÃO

4.1 É obrigatório aos cosplayers inscritos se informarem sobre a hora de apresentação na grade de programação do evento para se deslocarem para o local de acesso ao palco 30 minutos antes do horário de início das apresentações.

4.2 O início das apresentações serão considerados com o início do áudio pré-gravado ou por sinal positivo do cosplayer.

4.2.1 Será permitido o uso de auxiliares de palco, desde que não interfiram na interpretação do andamento da apresentação.

4.2.3 Em caso de organização de material no palco, será concedido um tempo limite para montagem e retirada de material totalizando 1 minuto.

5.JULGAMENTO

5.1 Serão critérios de avaliação 3 aspectos: Similaridade e Interpretação e Criatividade.

5.0.1 O Julgamento da Similaridade para os participantes da seletiva do YCC e do WCS será realizada às 16h00m, no camarim cosplay. 1h antes do início das apresentações de forma individual (vira-vira), não serão permitido atrasos por motivos não relacionados a equipe técnica do concurso.

5.1.1 Similaridade(PESO 3) é o comparativo com o personagem original em relação à indumentária e seus acessórios que compuserem a fantasia. (Roupa, maquiagem, peruca, acessórios, armas, etc.)

5.1.2 Interpretação(PESO 3) é a igualdade do modo como se interpreta o personagem em relação ao original.(fidelidade a personalidade do personagem, como ele se comporta, jeito que se move ou reage, poses clássicas, etc.)

5.1.3 Criatividade(PESO 4) é a capacidade dos cosplayer em inovar em sua apresentação fazendo algo novo, diferente das demais apresentações, sem fugir do contexto do personagem.(crie algo legal, uma cena do anime/game, ou invente algo como “O que meu personagem faria nessa situação?” quanto mais original você for, melhor pontuação terá!)

5.1.4 Não serão avaliados porte físico, raça ou outras características físicas assim como a opção de homens interpretando personagens femininos ou vice-versa.

5.1.5 Para melhor qualidade das notas e evitar tendências extremamente positivas ou negativas, a maior e a menor nota serão cortadas, sendo a média considerada.

5.1.6 Não serão admitidas apresentações copiadas, imitadas, ou sequer baseadas em outras apresentações já feitas em qualquer outro concurso (inclusive que tenham sido feitas pelo próprio cosplayer em outro evento) e/ou estejam disponíveis para domínio público(postadas na internet, etc.). Caso isso seja confirmado, o cosplayer será desclassificado imediatamente.

5.1.7 A premiação será anunciada no dia, mas os prêmios só serão entregues depois de apuração e verificação se não houve atitude de má-fé de nenhum dos vencedores. Caso isso ocorra, o mesmo será desclassificado e sua premiação passará para o competidor de nota inferior mais próxima a sua. As categorias desfile estão fora desta regra.

  1. CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA PERDA DE PONTUAÇÃO

6.1 serão consideradas condições especiais, as que não participam dos dois critérios principais de julgamento.

6.1.1 São consideradas condições especiais para perda de pontuação:

– Uso de palavrão.

– Utilizar qualquer tipo de material viscoso no palco, líquido ou de difícil limpeza no palco no final da apresentação. Papel picado e derivados são permitidos.

– Acessório que quebre durante a apresentação, significando ou não risco para quem estiver interpretando, apresentando e o público presente.

– Ultrapassar em até 10 segundos o tempo limite da apresentação.

  1. CONDIÇÕES PARA DESCLASSIFICAÇÃO

7.1 é considerado fator determinante para a desclassificação do(s) cosplayer(s):

– Exposição de roupas ou partes íntimas, possuindo ou não relação com o personagem apresentado. Em caso de não cumprimento desta regra a apresentação sera interrompida.

– O desvirtuamento das características originais dos personagens através de “avacalhações”, fugindo da interpretação ou vestuário original(isso será considerado automaticamente como livre e portanto, não concorrente).

– O uso de qualquer artifício de qualquer grau, que possa afetar tanto cosplayers, apresentadores ou pessoas na plateia física ou moralmente.

– O uso de qualquer artifício de qualquer grau, que possa afetar a estrutura física do local.

– Ultrapassar mais de 10 segundos do tempo limite da apresentação.

– Interagir de forma direta com os apoios (contracenar).

– Copiar ou imitar apresentações já feitas, pois isso bate diretamente coma proposta de criatividade do concurso e do evento.

7.1.2  Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e a decisão será soberana e inquestionável.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 As regras terão validade a partir da data de publicação e poderão ser alteradas sem prévio aviso, valendo as regras que estiverem disponíveis durante o evento.

8.2 – O Cosplayer inscrito no concurso, Ou seu(s) responsável(eis), automaticamente se declara(m) ciente(s) de todas as regras aqui descritas e concorda(m) plenamente com as mesmas.

8.3 os Pen-drives ou dispositivos de memória deixados na mesa de inscrições estarão disponíveis para sua retirada logo após o fim do concurso. Por favor não deixe de ir buscar o seu!

8.4 Recomenda-se aos vencedores de cada categoria, Individual(YCC) e grupo(WCS), lerem as regras do concurso nacional para assimilar melhor as regras dos respectivos concursos, pois são organizador por terceiros, sem ligação com as regras aqui dispostas.

 

Boa Sorte a Todos!